terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Competências e Habilidades


Confira o artigo de Vasco Moretto, publicado na 28ª edição da Revista Aprendizagem, palestrante com o tema: “Competências, Habilidades e o Avanço da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.”
O Governo Federal está investindo na educação profissional e tecnológica. Quais são as competências e habilidades necessárias aos educadores para que haja um crescimento constante nessas áreas?
Nesse contexto nasceu o conceito de competência. O mundo profissional, estimulado por rápidas e profundas mudanças tecnológicas, exigiu de seus atores a capacidade de saber agir em contextos novos e não apenas saber fazer, repetindo modelos aprendidos no período de formação.
Para o conceito de competência adotamos Le Boterf e Perrenoud: “Competência é a capacidade de um sujeito mobilizar recursos visando resolver situações complexas”. De acordo com Edgard Morin, chamamos situações complexas aquelas cuja solução exige que vários recursos sejam mobilizados ao mesmo tempo.
Esses recursos são incorporados à pessoa (conhecimentos, habilidades, recursos emocionais, experiências, etc.), ou objetivados (máquinas, documentos, internet, banco de dados, etc.)
Pensemos na situação complexa como jogar futebol. O que diferencia Pelé, Neymar, Zico, Fred, Romário, etc. de tantos jogadores que estão sempre em campo? A diferença é que os atletas mencionados sabem agir na hora “H” e não apenas fazer. Agir significa resolver, de forma diferente e eficaz, uma situação complexa nova, ainda não enfrentada, mas para a qual é preciso mobilizar adequadamente um conjunto de recursos.
E o que seria um professor competente? Ele enfrenta a seguinte situação: preparar seus alunos para que desenvolvam competências para resolver situações que o dia a dia de sua vida profissional apresentar. Um mundo profissional que muda tão rapidamente, que nem professores e alunos têm certeza de como será. Nesse caso, que competências e habilidades se exigem de um professor da educação profissional e tecnológica?
Sintetizando, diremos que um professor competente: (a) tem profundo conhecimento dos conteúdos que ensina; (b) desenvolveu habilidades para escolher e utilizar métodos e técnicas pedagógicas para melhor mediar a aprendizagem; (c) domina as diferentes linguagens que facilitam a construção interativa do conhecimento de seus alunos; (d) tem sensibilidade para captar valores culturais dos contextos dos alunos e busca neles elementos incentivadores ao estudo; (e) desenvolveu a capacidade para administrar seu emocional e o de seus alunos, criando em aula um ambiente motivador para o desenvolvimento de competências profissionais e de vivência de cidadania.
O que distingue, então, um professor apenas habilidoso de um competente? Voltamos ao pensamento de Le Boterf: “O professor habilidoso sabe fazer, o professor competente sabe agir”.

Autor: Vasco Moretto – artigo originalmente publicado na 28ª edição da Revista Aprendizagem.
Fonte:http://www.futuroeventos.com.br




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